Como Participar

Saiba como participar

Composição de equipes

Com caráter multidisciplinar, cada equipe deve ser formada por três docentes e dez alunos que estejam cursando a segunda metade da graduação e que tenham vínculo com a Unicamp.

Um docente exercerá a função de coordenador da equipe, o outro a de coordenador adjunto e o terceiro suplente. De maneira análoga, oito alunos que de fato participarão da Operação e os outros dois restantes serão suplentes.

Em uma mesma equipe é tolerada a presença de, no máximo, dois alunos de um mesmo curso.

Proposta

Inicialmente cada equipe decide qual Operação deseja participar. Após a decisão tomada, deverá elaborar uma proposta de trabalho específica para o conjunto “A” ou “B”, de acordo com as normas e padrões apresentados no Edital divulgado pelo Ministério da Defesa. O Projeto Rondon prioriza ações que tragam benefícios duradouros para as comunidades, relacionadas principalmente com a promoção da cidadania, a melhoria do bem-estar social; a capacitação da gestão pública e a promoção do desenvolvimento local sustentável.

Seguir o MODELO DE ESTRUTURA DE PROPOSTA PARA AS AÇÕES DOS CONJUNTOS “A” e “B”, (Anexo “G”), disponibilizado no site do Projeto Rondon:
https://projetorondon.defesa.gov.br/portal/index/downloads/

Encaminhar a proposta em PDF e os dados referentes aos três professores que comporão a equipe à ProEC, dentro do prazo por ela estabelecido e divulgado em sua página eletrônica. Como somente é possível inscrever apenas uma proposta por conjunto e por Instituição de Ensino Superior, compete a esta Pro-reitoria selecionar a que melhor atende aos requisitos estabelecidos pelo Edital e inscrevê-la junto à Coordenação Geral do Projeto Rondon.

Importante: para a inscrição da proposta é necessário organizar os municípios conforme preferência da equipe.

A viagem precursora

Após a divulgação das equipes da Unicamp selecionadas, os professores que as coordenarão visitarão os municípios onde atuarão para ajustarem com as lideranças municipais e as prefeituras as ações que serão realizadas durante a operação, de forma a atender às reais necessidades de cada município. Neste momento também é definido o apoio logístico (alojamento, alimentação e transporte no interior do município) que será prestado aos rondonistas.

Cadastramento

Durante a preparação, é realizado o cadastro de todos os rondonistas – professores e alunos – pela Diretoria de Projetos de Extensão (ProEC).

Operação

As Operações acontecem nos meses de janeiro, fevereiro e julho de cada ano e têm a duração de quinze dias, sendo os dois primeiros destinados à concentração, ambientação, abertura e deslocamento dos rondonistas aos municípios e o último para o encerramento e retorno às cidades de origem.

As equipes selecionadas pela Coordenação Geral do Projeto Rondon deverão seguir rigorosamente o cronograma divulgado no Edital:

  • Fornecer à ProEC todos os dados solicitados para cadastramentos dos dez alunos e os Termos: TERMO DE ADESÃO DO ALUNO AO SERVIÇO VOLUNTÁRIO DE RONDONISTA (Anexo “L”), TERMO DE ADESÃO DO PROFESSOR AO SERVIÇO VOLUNTÁRIO DE RONDONISTA (Anexo “K”) e TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DO USO DA IMAGEM (Anexo “M”), preenchidos e assinados.
  • Após o término da Operação, cada equipe deve apresentar a ProEC um relatório destacando: atividades desenvolvidas, os resultados alcançados, e as conclusões relevantes às participações futuras da Universidade.
→ Operação Portal do Sertão